Proposta de Série Documental



Olá, prezados(as) leitores(as)!

Nosso curso de Diplomática está seguindo para uma etapa na qual nosso grupo precisa definir uma série documental do fundo arquivístico escolhido como tema.

Dentro do tema “Constituinte de 1987-1988”, analisamos uma série que muitas pessoas desconhecem, por mais que ela tenha relevância histórica e social: as sugestões dadas por cidadãos aos trabalhos do constituinte de 1988.

Nesse post daremos uma introdução sobre os conceitos analisado nessa série documental.

Para que você, caro(a) leitor(a), tenha uma melhor compreensão do objeto estudado, pode clicar nessa imagem de um formulário de sugestão que extraímos do livro “A Constituição Desejada”, organizado por Stéphane Monclaire:




Com essa série documental em mente, o grupo realizou as seguintes considerações:

1) Análise diplomática, segundo o modelo de requisitos mínimos proposto por Lopez (2012):

- Características intrínsecas:

Em relação à maneira como a informação está disposta nesses documentos, observa-se que na parte frontal de cada formulário se encontra informações sobre o remetente, endereço e CEP, além de um pequeno texto que tenta convencer o usuário sobre a importância da participação no processo constituinte.

No verso do formulário, encontra-se um questionário para avaliar o gênero; se o cidadão morava em zona urbana ou rural; o estado civil; faixa etária; grau de instrução; faixa de renda; nível de escolaridade e atividade remunerada do sujeito que fez a sugestão.

Ao lado do questionário tem um espaço para as informações como nome, endereço e CEP; abaixo disso tem a possibilidade de colocar o nome de algum deputado ou senador nos quais o cidadão queira dirigir a sua sugestão.

Em seguida a isso, tem o espaço destinado à escrita da sugestão propriamente dita, com cerca de 22 linhas, nas quais de acordo com a amostragem documental obtida, percebe-se a prevalência  da língua portuguesa, com alguns erros ortográficos que variam de acordo com o grau de instrução do cidadão que sugeriu.


- Características extrínsecas:

- forma: original;
- formato: folha avulsa, frente e verso;
- dimensões: 31,9cm X 25cm;
- suporte: papel;
- gênero: textual;
- sinais de validação: Logotipo do Senado Federal; do Congresso Nacional; dos Correios; do Prodasen (Centro de Informática e Processamento de Dados do Senado Federal); e das Organizações Globo; além de número de série, e espaço para inserir o selo de parceria entre a Empresa de Correios e Telégrafos e o Senado Federal.

2) Trâmite:

Em relação ao trâmite desses documentos, após pesquisas no livro " A Constituição Desejada", criamos o seguinte fluxograma no programa Bizagi:


3) Análise tipológica, segundo o modelo proposto por Lopez (2012):




Isso é tudo, pessoal!

Nos vemos nos próximos posts!!

Até breve!  :)



Referências:



LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.

MONCLAIRE, Stéphane (coordenador). A constituição desejada: SAIC: as 72.719 sugestões enviadas pelos cidadãos brasileiros à Assembleia Nacional Constituinte. Brasília; Senado Federal; Centro Gráfico, 1991, 2 vol.




Comentários

  1. Boa noite, grupo!

    Nós, do grupo Arquivo em Foco, temos uma sugestão para melhoria da apresentação de seu plano de classificação.

    Nós identificamos que na especificação do fundo há também a informação "Fase de recolhimento de sugestões". Conforme o modelo sugere, o fundo não contempla fases ou períodos da instituição. A informação cabível no campo "fundo" seria apenas o nome "Assembleia Nacional Constituinte".

    Esperamos que tenhamos contribuído de alguma forma para a elaboração do seu plano. Estamos à disposição para discutir sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Arquivo em Foco.

    Estamos cientes do erro já apontado em sala pelo professor.

    Nossas correções são:

    O fundo é "Assembléia Nacional Constituinte de 1987/1988", esquecemos também de colocar o ano, informação importante, pois tivemos outras assembleias constituintes na história do país.
    "Fase de recolhimento de sugestões" caberia entrar como "grupo" na tabela.
    Importante esclarecer também que a série escolhida para análise é "Formulário de Sugestões", entre as outras citadas na tabela.

    Observações e sugestões são sempre bem vindas quando nos ajudam a melhorar o nosso trabalho.

    Agradecemos o comentário.
    Grupo PatriArq

    ResponderExcluir

Postar um comentário