Conceitos da Tipologia Documental


         Olá, cidadãos!

A tarefa de hoje é comparar alguns conceitos da tipologia documental e demonstrar as diferenças entre eles.

Vamos lá!

               a)      Espécie e Tipo

De acordo com o Glossário de Espécies/Formatos e Tipos Documentais da Universidade de São Paulo, espécie documental “é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas” e tipo documental “é a configuração que assume uma espécie documental de acordo com a atividade que a gerou.”.
Ou seja, uma espécie documental é o que define que documento é aquele observando sua natureza diplomática. Já tipo documental, é a junção da espécie com sua função em determinado contexto.

               b)      Série e Tipo

O conceito de tipo vocês já viram acima, já séries documentais são conjuntos de documentos relacionados de acordo com a sua função ou atividade produtora. Ou seja, a série é um conjunto de documentos do mesmo tipo documental.

               c)       Arquivo e coleção

Ambos são conjuntos de documentos, a diferença está em uma coisa chamada organicidade, que é a relação que os documentos de arquivo (de um mesmo fundo) tem por estarem juntos em razão da atividade que os produziu. Enquanto, por outro lado, os documentos de coleção são reunidos intencionalmente, geralmente a relação entre eles é definida pelo colecionador.

              d)      Classificação e Plano de Classificação

A classificação é uma metodologia de organização de documentos em acervos arquivísticos a partir da lógica estabelecida num plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo, tendo como fim facilitar a recuperação e o acesso à informação. Já o Plano de Classificação é um instrumento criado para realizar a atividade de classificar, ele é elaborado “a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido.” como define o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.

              e)      Veracidade e Autenticidade

Ambas são aspectos de um documento estudados e analisados pela Diplomática. Não dificilmente esses conceitos são confundidos por leigos no assunto. A autenticidade é uma característica que diz respeito aos atributos que tornam legitimo aquele documento, ou como conceitua RONDINELLI, 2005 “é a adoção de métodos que garantam que o documento não foi adulterado após a sua criação e que, portanto, continua sendo tão fidedigno quanto era no momento em que foi criado”. Já a veracidade é sobre se a informação contida naquele documento é verdadeira, coisa que não pode ser garantida pela autenticidade.

Bom, pessoal, é isso! Espero que as explicações tenham ficado simples e que não restem mais dúvidas a respeito desses conceitos, mas caso hajam, comentem que tentaremos saná-las aqui no blog.

Obrigada e até a próxima!


            Referências:

ALVES, I. N. C. da N. e SILVA, M. A. T. Analise Diplomática da Autenticidade de Documentos de Arquivo Pessoal.    http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/download/1547/1611 Acesso em 26 de abril de 2018.

Sousa, R. T. B. Classificação de Documentos Arquivísticos: Trajetória de um conceito. http://www.repositorio.unb.br/bitstream/10482/948/2/ARTIGO_ClassificacaoDocumentoArquivistico.pdf Acesso em 26 de abril de 2018.

Glossário de Espécies/Formatos e Tipos Documentais da Universidade de São Paulo http://sites.usp.br/arquivogeral/wp-content/uploads/sites/39/2015/02/glossario1.pdf acesso em 26 de abril de 2018.

Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf acesso em 26 de abril de 2018.


Comentários

Postar um comentário